domingo, 21 de junho de 2009

Por quê?

Por que comprar uma calça Diesel e não uma Zoomp? Por que comer um sanduíche do Burguer King e não um do Giraffa's? Por que comprar um perfume Dolce Gabbana e não um do O Boticário?
Ao contrário do que muitos pensam, não fazemos nossas escolhas baseadas no custo x benefício dos produtos.
Vejamos a situação: você está em um shopping a procura de uma roupa para sair hoje a noite com seu (sua) namorado(a). Você passa por uma loja, cujo nome que você nunca ouviu falar antes, e vê uma promoção de roupas a R$9,90. Você entraria para comprar ou passaria direto e entraria em uma loja conhecida onde você pagaria mais do que R$9,90 por uma roupa? Bem, provavelmente muitas pessoas não se arriscariam a comprar uma roupa para uma ocasião onde precisam se sentir bonitas em uma loja sem marca.
O que leva as pessoas a fazerem suas escolhas hoje é o que a marca pode oferecer a ela. Status? Jovialidade? Elegância? Aventura?
A marca deve vender não seu produto ou serviço, mas sim características subjetivas às pessoas. As pessoas não compram uma calça jeans da Diesel porque ela é mais barata do que a da Zoomp (na verdade ela é bem mais cara), as pessoas compram pelo status que uma calça Diesel dá e que a Zoomp não proporciona.
É fundamental entender isso para não ficar batendo na mesma tecla: meu produto é mais barato, mas ninguém o compra!

3 comentários:

  1. Bacana demais Bárbara! sucesso com o blog..
    promete ser um bom espaço para discussão :)
    abs

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  2. Estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário. Abraço fraterno.António.

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