domingo, 29 de março de 2009

Marketing Tradicional x Marketing Experimental

O Marketing Tradicional, também denominado de Marketing de Características e Benefícios, é um modelo que focaliza principalmente os atributos físicos dos produtos e diz que esses são os fatores que diferenciam os produtos de seus concorrentes. Essas características geram benefícios, que são as vantagens que o consumidor terá adquirindo o produto com tais funcionalidades.
Ao contrário do Marketing Tradicional, o Marketing Experimental tem foco nas experiências do consumidor. As experiências são fatos vivenciados pela pessoa e tem relação com os sentidos e os sentimentos da mesma. A empresa, ao atuar na promoção de experiências, torna-se presente e lembrada na vida delas. O consumidor lembrará a marca posteriormente, pois ele teve algum tipo de envolvimento emocional com ela.
Os profissionais de Marketing Experimental não classificam os produtos de forma restrita em relação a sua categoria de consumo como é feito pelos profissionais de Marketing Tradicional. Pensa-se que se devem observar quais produtos se enquadram numa situação de consumo como, por exemplo, uma sessão de beleza no banheiro envolve xampu, condicionador, cremes faciais, hidratantes. É observada a experiência que está sendo vivida e qual a importância e sensações que isso traz ao consumidor.
O Vetor de Consumo Sóciocultural permite que se façam vendas cruzadas, onde o consumidor não avalia um produto isolado, mas sim como ele se enquadra numa determinada situação.
Tomemos como exemplo o Mc Donald`s. Na perspectiva do Marketing Experimental essa rede de fast food não serve unicamente para a venda de sanduíches. O Mc Donald`s pode ser um lugar aonde jovens vão se encontrar; pode ser o passeio do fim de semana de uma família; ou mesmo o local da festa de aniversário de crianças. Dessa forma o Mc Donald`s não concorre apenas com outras empresas que vendem sanduíches, mas sim com outras empresas que oferecem as mesmas experiências que ele poderá proporcionar.
Os consumidores não são seres puramente racionais, eles são motivados tanto pela razão quanto pela emoção. Eles procuram, mesmo sem saber, emoções, entretenimento, estímulos e desafios.
Por fim, as ferramentas e as metodologias utilizadas nas pesquisas do Marketing Experimental são menos analíticas e mais diversificadas e multifacetadas. Ele utiliza os métodos que forem convenientes para cada objetivo. Pode ser observada tanto a utilização de grupos focais e questionários, como uma conversa no bar enquanto os consumidores se divertem. Enfim, não há dogmas em relação às ideologias utilizadas.

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